Pequenas ações, que podem fazer parte da sua rotina fazem toda a diferença na sua saúde e qualidade de vida.
5 hábitos de autocuidado com a saúde que todas as mulheres precisam ter. Mulheres são profissionais, mães, esposas, filhas e tantas outras funções que seria impossível nomear todas aqui. E em sua natureza multitarefa, muitas vezes, acabam esquecendo de cuidar e tirar um tempo para si.
O autocuidado é essencial para a vida da mulher. Hábitos simples que podem fazer parte do dia a dia e garantir a qualidade de vida, preservar a saúde e prevenir doenças.
Veja 5 hábitos de autocuidado com a saúde para você, mulher, inserir em sua rotina.
1. De olho no coração

Saúde cardiovascular é assunto sério. E quando falamos de mulheres, mais ainda.
Doenças no coração são a principal causa de morte entre pessoas do sexo feminino, ultrapassando câncer de mama e de colo do útero.
Segundo Organização Mundial de Saúde, problemas no coração são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo, por isso, visite o cardiologista com frequência e mantenha seus exames em dia.
2. Procure Relaxar

Uma pesquisa da The Physiological Society apontou que as mulheres sofrem mais com o estresse do que os homens, uma vez que situações do cotidiano, desde mudar de casa até perda de entes queridos são muito mais estressantes para o sexo feminino.
Além disso, aproximadamente 80% de todas as mulheres sofrem com as tensões do período pré-menstrual e, ainda, cerca de 3% a 8% do total sofrem com TDPM – transtorno disfórico pré-menstrual – uma TPM com os sintomas ainda mais graves, que impossibilitam as atividades do dia a dia.
Por isso, cuidar da saúde e equilíbrio mental é fundamental. Atividades físicas, momentos de lazer e meditação são práticas que ajudam nessa missão. E, claro, sempre procurar ajuda profissional de médicos, psicólogos e terapeutas.
3. Alimente-se bem

Alimentação balanceada e saudável é primordial para uma boa saúde. Isso não é segredo para ninguém, pelo menos não deveria ser. Agora, você sabia que existem alimentos que são benéficos para a saúde especificamente da mulher?
A Boston University publicou um estudo comprovando que mulheres que comem duas porções de vegetais por dia têm 45% menos chances de desenvolver câncer de mama. Além de outros alimentos ricos em glucosinolatos e aminoácidos como hortaliças, brócolis e mostarda que ajudam na prevenção.
Proteína de soja é outro exemplo que melhora os sintomas da menopausa, controla o colesterol e diminui riscos de doenças cardiovasculares.
E uma pesquisa da Universidade Griffith comprovou que alimentos ricos em vitaminas B reduzem as dores de cabeça. Cefaleia é uma doença que atinge 76% das mulheres brasileiras.
Lembrando que dietas muito restritivas podem fazer mal para a saúde e comer por prazer, moderadamente, é também necessário.
4. Prevenir para não remediar

Existem muitas doenças que se manifestam apenas em mulheres ou, ao menos, são mais comuns ao sexo feminino. Dentre elas, câncer de mama, câncer de colo de útero, endometriose, infecção urinária, osteoporose e candidíase.
A maioria delas são ligadas à área ginecológica e, por isso, criar hábitos como visitar o ginecologista, praticar auto exame na mama e estar com exames e cuidados em dia, são essenciais para garantir a saúde do organismo da mulher.
5. Dê ao seu corpo o que ele precisa

O corpo humano precisa, no geral, de vitaminas e minerais para funcionar. E existem diversos deles que agem em diferentes áreas e formas no organismo. Para a mulher, em especial, existem nutrientes indispensáveis para o cuidado com a saúde.
Primeiro, o Cálcio, que é fundamental ao corpo feminino uma vez que as mulheres começam a perder massa óssea aos 20 anos e, em especial na menopausa, há redução do cálcio nos ossos.
As vitaminas do complexo B, por sua vez, são essenciais para o metabolismo das proteínas e crescimento celular. Além de auxiliar na gravidez, formação e saúde do bebê.
A vitamina C age na oxidação, super importante para a beleza da pele e cabelo. E o magnésio que melhora TPM, vitalidade e humor da mulher.
E por fim: faça tudo por você.
O dia das mulheres é apenas uma data para lembrar que o ano todo você, mulher, precisa tirar um pouco o foco de outras coisas e prestar atenção em sua saúde.
Não é egoísmo se cuidar e fazer todas essas coisas por você. Então anote essas dicas, coloque em prática e perceba a diferença que o autocuidado pode fazer em sua vida.
Estes foram os 5 hábitos de autocuidado com a saúde que todas as mulheres precisam ter.