fbpx

5 nutrientes para fortalecer a imunidade em tempos de Covid-19

Estar com a imunidade alta é o segredo para manter o corpo saudável e pronto para combater doenças. E existem nutrientes que te ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Confira.

Algumas células específicas do seu corpo estão sempre em prontidão para defender seu organismo dos ataques inimigos, como um “exército” a postos para eliminar os vírus e bactérias que ameaçam sua saúde. Todos juntos, são conhecidos como sistema imunológico. 

Hoje, mais do que nunca, sabemos a importância de ter um corpo preparado e fortalecido para lutar contra inimigos da saúde que possam nos afetar. Estamos em uma crise causada por um vírus e, sabendo isso, é nossa responsabilidade estar com a imunidade alta, sendo esse é um dos caminhos mais importantes para combater o Covid-19.

Profissionais da saúde afirmam em um estudo que existe uma tríade responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico. Ela é:

  1. Qualidade do sono;
  2. Alimentação saudável;
  3. E atividades físicas.

Mas isso provavelmente não é uma novidade para você. Agora, existem nutrientes específicos que podem agir diretamente assegurando sua imunidade e garantindo saúde.

1 – Vitamina A

Um artigo publicado na revista Fortitech ressalta a importância do consumo de vitaminas para o sistema imunológico. Além de explicar que uma boa nutrição como forma de prevenção à doenças, começa no útero e se mantém essencial ao longo da vida.

Apesar de todos os complexos vitamínicos serem importantes, cada um tem sua função em nosso organismo. 

A vitamina A, por exemplo, tem grande ação antioxidante e age diretamente fortalecendo a imunidade e protegendo a pele, nosso maior órgão. Os principais alimentos em que pode ser encontrada são bife de fígado, ovo, leite, manga, batata doce e queijo.

2 – Vitamina B

Já as vitaminas do complexo B são extremamente eficientes na tonificação do sistema imunológico. Principalmente a B2, porque atua na formação das células vermelhas do sangue e a B6 uma vez que ajuda no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. 

Os alimentos em que elas estão presentes são: derivados do leite, folhas verdes e vísceras para a B2. E aves, peixes, fígado, cereais e leguminosas, para a B6.

3 – Vitamina C

E claro, a maior associada ao aumento da força do sistema imune. A vitamina C tem como função ser antioxidante, ajudar na absorção do ferro, atuar na manutenção das paredes dos vasos sanguíneos e na reparação dos tecidos, além de fortalecer o sistema de defesa contra infecções.

Deve ser consumida diariamente, já que não é produzida pelo nosso organismo. Porém, não é difícil, pois pode ser facilmente encontrada em frutas como abacaxi, laranja, acerola, goiaba, limão, tangerina, morango, caju e kiwi e nos legumes e verduras como pimentão, rúcula, alho, cebola, tomate, agrião e alface.

4 – Probióticos

Esses micro-organismos vivos podem fazer muito mais pelo seu corpo do que você imagina. As bactérias benéficas que fazem parte do nosso intestino são responsáveis por combater os agentes causadores de doenças, proteger o organismo e auxiliar o processo de digestão.

O fato é que cerca de 70% das células do sistema imunológico são concentradas no sistema gastro-intestinal, segundo estudos. E adivinha? No intestino é exatamente onde vivem os probióticos, por isso, são tão essenciais para nossa imunidade.

Apesar de esse nutriente ser produzido por nosso corpo, o consumo regular é também importante para garantir que estejam sempre estimulados e fortificados. Você pode adquirir probióticos em alimentos como leite, leites fermentados, iogurtes, molho shoyu, kefir e coalhadas. Além de encontrá-los em cápsulas e outros formatos de suplementação.

5 – Ômega 3

Por fim, esse nutriente é conhecido por estimular o amplo funcionamento do sistema nervoso e imunológico e também proteger a saúde cardiovascular.

O ácido graxo é um grande antioxidante e age potencializando a atividade das células brancas do sangue que, por sua vez, têm a função de capturar e destruir as bactérias que causam doenças e infecções.

O Ômega-3 é famoso por ser encontrado em peixes como salmão, atum, sardinha, truta e cavala. Contudo, também é possível o consumo por meio de suplementos quando há necessidade.

Para tanto, é indispensável o consumo de alimentos saudáveis e suplementos, se necessário. E dessa forma, estaremos cada dia mais fortes e protegidos contra o Coronavírus. 

Mais do que isso, uma alimentação e estilo de vida pautados na alta imunidade é essencial por toda a vida, em todas as fases. E lembre-se que Malacal pode te acompanhar em todas elas. 

Leia também

Cálcio e Vitamina D: quais os benefícios para a saúde?

Saudabilidade na alimentação

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress