Proponha e participe de atividades com as crianças que vão deixá-las longe das telas e com muitos benefícios à sua saúde.
Você já deve ter visto (ou feito, sem sequer notar) os pais chegando em determinado local com a criança, geralmente de colo, colocá-la sentadinha e logo dar um celular ou tablet para que ela possa se entreter. Ou mesmo, para que as crianças fiquem quietas, os pais deixam o aparelho com elas e assim ter “minutos de paz”.
Existe uma série de discussões sobre essa prática e como ela pode ser prejudicial à criança. De fato, a luminosidade e os estímulos dos conteúdos em vídeo ou jogos, podem ser prejudiciais à criança, com sequelas para a visão, aumento na impulsividade e ansiedade, dificuldade de concentração, aprendizado e alteração no humor quando expostas a longos períodos de exposição.
E vale lembrar que esses malefícios não são uma exclusividade dos pequenos, o excesso de tempo de olho em telas aflige também os adultos. Então, podemos partir do princípio que, se não é bom para um adulto, também não há de ser para a criança.
Só que tem mais…
Com cada vez mais tempo de olho nas telas, as crianças estão passando cada vez menos tempo ao ar livre. Realizando menos atividades físicas, socializando menos e se expondo menos ao sol. Em resumo: a criança está brincando menos.
Dessa forma, o desenvolvimento dos pequenos, tanto físico quanto emocional, também é afetado e isso pode ser prejudicial para o seu crescimento, amadurecimento do sistema imunológico, fortalecimento muscular e ósseo e também sua cognição
Então, o que pode ser para os pais um “respiro” enquanto a criança está vidrada no celular, pode ser prejudicial à saúde e seu desenvolvimento.

Por que é importante que as crianças brinquem ao ar livre?
Porque a interação com o mundo é a maior força desenvolvedora da criança e na sua formação como parte de uma sociedade. Além disso, em ambientes externos onde haja outras crianças para se relacionar, ajuda no senso de coletividade e empatia.
E mais:
- Estimula os sentidos;
- Torna o aprendizado mais ativo
- Inspira momentos de concentração
- Estimula a atividade física tanto dela quanto dos pais
- Desenvolve a resiliência
- Fortalece músculos e ossos graças à exposição ao sol
Neste ponto, se colocarmos na balança as atividades ao ar livre e a exposição às telas por tempos prolongados, já sabemos qual tem mais peso no quesito benefícios para as crianças, certo?
Atividades ao ar livre, cálcio e vitamina D
Quem acompanha nosso blog sabe que a exposição ao sol é o principal meio pelo qual o nosso organismo produz a vitamina D e como ela é importante para absorção do cálcio por nossos ossos. Na infância, onde a estrutura óssea, dental e muscular está em desenvolvimento, junto com o crescimento da criança, as atividades ao ar livre são de suma importância para esse processo.
Além disso, correr, pular, escalar, pedalar e se movimentar ajuda também no estímulo e desenvolvimento da musculatura, onde o cálcio também atua de modo que os pequenos possam ter mais força para sustentação e equilíbrio do próprio corpo. E não vamos nos esquecer, também, que os ossos fortes são mais resistentes a fraturas.
Tempo de qualidade

Temos que nos atentar ao fato que, muitas vezes, assistir vídeos ou jogar numa tela pequena como a do celular é uma atividade individual. No entanto, é importante que pais e filhos possam fazer, também atividades juntos e aquelas ao ar livre também resultam em atividades físicas benéficas para você.
Aproveitar um tempo com as crianças, participando de brincadeiras, fortalece os laços e a confiança dos pequenos os pais, além de prover mais segurança para que a diversão ocorra sem preocupação. Seja no quintal, no playground, no parque, na praia ou mesmo na rua, compartilhe esse momento com as crianças, você só tem a ganhar.
Resgate os brinquedos analógicos
A bola é mais versátil brinquedo que a criança pode ter, dela saem o jogo de vôlei, futebol, handebol, queimada e tantas outras, mas existem ainda muitos outros brinquedos que podem ser usados em atividades ao ar livre:
✔ Bola de sabão;
✔ Peteca
✔ Corda
✔ Amarelinha
✔ Bambolê
Sem falar que brinquedos industrializados como boliche, pula-pula, skate entre outros, além de brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde, etc. Vai dizer que não deu saudade da sua época dessas brincadeiras?
Finalizando
Promover o bem estar da criança através de brincadeiras que também façam bem à sua saúde é fundamental para a sua saúde e qualidade de vida e, depois de tanta brincadeira, não tem problema deixar os pequenos um tempinho vendo seus vídeos favoritos ou jogando no celular. Tudo se trata de equilíbrio e em ponderar o que é melhor para as crianças.
Até a próxima!