fbpx

Cálcio para o desenvolvimento, porque ele é tão importante para o bebê

Os primeiros anos de vida representam a consolidação da estrutura óssea das crianças. Por isso, o cálcio é fundamental

Nos primeiros meses de vida, os bebês ainda não têm sua estrutura óssea (bem como outros órgãos) completamente formada. Isso ocorre com a maioria dos mamíferos, os pequenos são mais “molinhos” para que possam ficar melhor acomodados no útero e para que possam passar pelo canal vaginal com mais facilidade.

Uma vez que estão no “mundão” começa o processo de enrijecimento dos ossos, consolidação do esqueleto e a formação da primeira dentição, os famosos dentes de leite, e é evidente que para esse processo, o cálcio é super importante.

Mas antes de falar da importância do cálcio para os bebês, precisamos falar do quanto ele é importante para as mamães.

Cálcio e gestação

Na gravidez ocorrem uma série de processos físicos e hormonais onde o corpo da mãe precisa não apenas se adaptar, como fornecer ao feto nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Neste contexto, o cálcio tem papel fundamental para uma gestação saudável O mineral é responsável pela coagulação sanguínea, o fluxo dos nutrientes, o bom funcionamento do sistema cardíaco das mães, sua força física e musculatura e, claro, a formação do esqueleto do bebê.

Caso a gestante não tenha doses de cálcio suficientes para o feto, este pode extrair dos ossos e dentes da mãe as doses de cálcio para o seu desenvolvimento. O que pode resultar nas grávidas o enfraquecimento das unhas, cáries, e cãimbras. Pior, não havendo a reposição desse cálcio, as mulheres podem desenvolver osteoporose no futuro.

Além disso, cálcio também age no controle da pressão arterial da mãe, sua ausência pode aumentar o risco de pré-eclâmpsia, doença que pode levar ao parto prematuro, colocando em risco a vida tanto do bebê quanto da gestante. 

Levando em conta que, em condições normais, não consumimos as doses diárias recomendadas de cálcio, se faz ainda mais importante o acompanhamento pré-natal e nutricional da mãe, para que ela possa estar em dia com as suas necessidades e ainda possa prover para que o feto se desenvolva.

Você pode gostar também.

A importância da vitamina D na gravidez

Chegou a hora de usar suplementação de cálcio?

O recém nascido

Não é só durante a gestação que o cálcio se faz necessário para o desenvolvimento do bebê ( e aqui cabe um rápido adendo: precisamos de cálcio em todas as etapas de nossas vidas) como ele também é de suma importância para o recém nascido.

Quando a alimentação do bebê é única e exclusivamente o leite materno, a nutrição da mãe é muito importante para que os pequenos possam ganhar peso, força e consolidar o seu esqueleto. Por isso, sua dieta deve ser rica em vitaminas e minerais, como o cálcio e de vitamina D, que ajuda o ossos a absorver a substância. 

No primeiro ano, com a inserção de outros alimentos – ou introdução alimentar – na dieta do bebê é importante que conste também alimentos ricos em cálcio para suprir uma necessidade diária de 700mg por dia.

Também é importante lembrar que este artigo está tratando do assunto de forma geral, usando a média recomendada pela OMS e Ministério da Saúde para propor as doses de cálcio diárias de adultos e bebês, no entanto, só o médico pediatra e/ou um nutricionista, a partir dos exames pode recomendar corretamente as doses de cálcio em necessidades específicas.

Para saber mais: recomendamos este artigo sobre a importância do cálcio para crianças

Não só os ossos

Quando falamos de cálcio, primeiro lembramos de ossos e dentes. Mas acontece que o mineral é importante para o desenvolvimento cognitivo da criança também, uma vez que ele é importante para a transmissão de impulsos nervosos, na contração muscular, que envolvem os batimentos cardíacos e a respiração.

Além disso, a falta de cálcio na infância pode impactar na estatura da criança e, associada a outros fatores, resultar em quadros de osteoporose precoce acontecendo ainda na infância ou, no mínimo, aumentar a probabilidade de desenvolver a doença na vida adulta.

Finalizando

A correta alimentação do bebê vai definir muito sobre sua saúde ao longo da vida, seu desenvolvimento físico, mental e muito mais. O que só reforça a importância de uma nutrição que atenda às suas necessidades e proporcione qualidade de vida em todas as idades.

Até a próxima!

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress