Dicas para sair do piloto automático e não se sobrecarregar
O dia-a-dia pode se tornar cansativo quando entramos no automático ao realizar as tarefas obrigatórias. Acordar, trabalhar, cozinhar e dormir, e depois tudo de novo. Viver com essa rotina sem nos atentarmos ao nosso bem-estar pode causar uma sobrecarga que nos leva à ansiedade, desânimo e falta de energia.
Se você sente que está entrando nesse loop, é hora de refletir e colocar em prática mudanças simples que podem fazer toda a diferença. Aqui vão algumas dicas para não sobrecarregar seu cotidiano:
Boas noites de sono

Uma noite bem dormida leva a um dia bem vivido. O sono é importante para o cérebro descansar e para o organismo repor todas as energias gastas, física e mentalmente falando.
Algumas pessoas têm dificuldade para cair no sono depois de um dia agitado, mas alguns truques podem ajudar. Ler um livro, tomar uma bebida quente – de preferência sem cafeína – e criar um ambiente aconchegante e com pouca luz podem induzir o sono mais rapidamente.
Acordar da maneira correta também é importante ao se preparar para a rotina que vem a seguir. Tente colocar o despertador para tocar alguns minutinhos antes do que te deixaria atrasado, para que você possa acordar com calma. Se espreguiçar e alongar, mesmo que por dois minutos, faz com que seu corpo perceba que você está acordando e estimule os músculos a trabalhar melhor. Lembre-se de que o ideal é dormir no mínimo 8 horas para acordar revigorado, então tente adaptar-se aos poucos para conseguir dormir o tempo necessário.
Alimentação saudável

Uma alimentação balanceada é a chave para quase todos os problemas. Alimentar-se várias vezes ao dia sem pular refeições e dar mais atenção aos vegetais e alimentos nutritivos te deixará com mais disposição no dia-a-dia. Aqui temos algumas dicas de refeições práticas, saudáveis e nutritivas que podem fazer parte da sua rotina.
Experimente também coisas novas, que possam despertar seu paladar e dar sensações novas. Comer é algo prazeroso, até mesmo do ponto de vista científico. A endorfina é um hormônio presente no nosso organismo, liberada principalmente depois de atividades que estimulam o corpo, e nos dá sensação de bem-estar, bom humor e alegria. Conhecendo alimentos diferentes e até mesmo criando e reproduzindo receitas novas, você pode encontrar um universo de emoções.
Água é vida!

É claro que a hidratação não poderia ficar de fora dessa lista, ela é primordial em qualquer rotina. Você sabia que não devemos tomar água apenas quando sentimos sede? A sede é um sinal de que seu organismo já está desidratando, e isso pode alterar os níveis de energia e humor, além de atrapalhar as funções vitais e sistemas do corpo.
O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Para atingir essa meta vale de tudo: programe alarmes no celular, baixe aplicativos que auxiliem, faça uma tabelinha e ande com uma garrafa de água do seu lado sempre. Aproveite esse momento e beba um copo d’água!
Pratique exercícios e outras atividades

Assim como a alimentação, a prática de atividades que colocam o corpo em movimento libera a endorfina que nos dá a sensação de bem-estar. Sendo assim, praticar exercícios não ajuda apenas no peso ou na musculatura, mas também é um fator importante que melhora a disposição, a regulação do sono, a fadiga, o estresse e até mesmo a memória e a capacidade mental.
É importante lembrar que atividades físicas não são só aquelas que exigem muita força e treino, mas sim qualquer atividade que movimente o corpo e seja feita de maneira regular e moderada, cerca de 30 minutos por dia já é o suficiente para começar.
Além disso, práticas como ioga e meditação também são muito válidas. Essas atividades estão relacionadas ao controle da respiração e estudos comprovam que auxiliam na saúde emocional, falta de energia e disposição causados por, principalmente, estresse, ansiedade e depressão.
Também pode ser muito motivacional separar um tempo durante a semana para realizar atividades em família, o que contribui para melhorar a relação de proximidade e torna-se um momento descontraído e confortável.
Garanta também um tempo livre para descansar a mente e o corpo. Encontre passatempos que te façam bem, como assistir a uma série, realizar atividades artísticas, ler ou até mesmo cozinhar.
Organização e planejamento
Agora que você já adicionou atividades para ocupar a mente e melhorar o bem-estar, é importante planejar sua semana para diminuir o estresse na rotina. Organizar suas principais tarefas fará com que sua cabeça não fique cheia de informações soltas e facilita a realização delas.
Faça uma agenda física, um quadro de anotações na sua casa ou simplesmente anote no bloco de notas do celular, isso pode até se tornar prazeroso para você. Assegure-se também de ter pequenas pausas durante o trabalho, seja para tomar um café ou bater um papo rápido com os colegas. É importante que a mente descanse um pouco entre as atividades para melhorar o rendimento e não levar ao estresse.
Seguindo essas dicas você terá uma rotina mais dinâmica e com atividades que auxiliam na qualidade de vida. No geral, todas as atividades que nos dão prazer e distraem do cansaço do dia-a-dia são válidas. Dessa forma, conseguimos pensar em um dia de cada vez e sair da mesmice, aliviando a ansiedade e desfrutando de cada pequeno momento.