fbpx

Conheça boas práticas para a combater a osteoporose

O enfraquecimento dos ossos por conta da osteoporose, pode tornar acidentes corriqueiros em lesões graves, como prevenir combater a doença?

Nossos ossos não são uma estrutura maciça. Em seu interior, existem pequenas cavidades que se formam e se regeneram ao longo do nosso crescimento desde a infância até, aproximadamente, 20 anos de idade.

Quando essas cavidades ficam muito ´´espaçadas´´ acontece a perda da densidade mineral óssea, deixando os ossos ficam frágeis e, na pior das hipóteses, quebradiços. Esse quadro de enfraquecimento ósseo se dá a partir dos 40 anos de idade.

Dentre os males que tornam nossos ossos sujeitos a fraturas mais facilmente, está a osteoporose.
Segundo dados do Hospital Albert Einstein, só no Brasil ocorrem mais de 2 milhões de casos por ano e considerando que a osteoporose é uma doença crônica, que pode durar anos, ou a vida inteira, dá pra imaginar a quantidade de pessoas que podem ter sua mobilidade e independência reduzida por conta da doença.

*Representação da evolução do quadro da osteoporose

Mas o que é a Osteoporose?

A Osteoporose é uma doença que, resumidamente, enfraquece os seus ossos. Tornando sua estrutura altamente porosa. 

Ela ocorre quando duas células responsáveis pela saúde e estrutura dos ossos entram em desequilíbrio, os osteoclastos, que promovem a absorção de minerais e eliminação de tecido ósseo, criando cavidades, e os osteoblastos, que são responsáveis justamente por preencher as cavidades criadas pela primeira, fazendo uso do cálcio e com ajuda da vitamina D.

Esse desequilíbrio celular, configura a primeira etapa da Osteoporose, chamada osteopenia. 

É importante ressaltar, também, que a osteoporose é um mal que afeta tanto as mulheres quanto os homens, No entanto, estudos indicam que a osteopenia pode ocorrer a partir dos 35 anos nas mulheres e a perda da densidade óssea também é mais acentuada no sexo feminino por decorrência de alterações hormonais consequência da menopausa. Já nos homens, o desequilíbrio celular ocorre a partir dos 40 anos.

Quais os riscos da Osteoporose?

Eis um ponto importante que deve-se ter muita atenção: a osteoporose não tem sintomas, por isso é um mal silencioso que traz muitos riscos à integridade física do indivíduo. A doença é detectada via exames laboratoriais e/ou de imagem, nos check-ups anuais a partir dos 40 – 45 anos de idade. 

Com os ossos mais frágeis, uma topada um pouco mais forte em móvel, uma eventual queda ou outro acidente podem resultar desde micro, pequenas ou graves fraturas, restringindo os movimentos ou expondo a pessoas a lesões mais graves decorrente de quedas.

As fraturas mais comuns, em quadros de menopausa, são no quadril, nas costelas e no colo do fêmur. 

Combatendo a osteoporose

A forma mais eficiente de combate à osteoporose é o fortalecimento dos ossos via alimentação, exposição ao Sol e suplementação de cálcio de vitamina D. Além disso, existem algumas práticas que você pode adotar não só para o combate à doença, mas também para a sua prevenção.

  • Atenção aos hábitos de saúde, evite o fumo e o consumo excessivo de álcool;
  • Evite, também, o consumo em excesso de carne vermelha, refrigerante, café e sal;
  • Independente da idade, inicie um programa de exercícios ou atividades físicas (como caminhada, por exemplo) que podem ajudar no fortalecimento muscular e o seu equilíbrio;
  • Consuma verduras com folhas escuras como o espinafre, couve e brócolis;
  • Se exponha de forma moderada ao Sol para a produção de vitamina D pelo organismo, 20 a 30 minutos por dia, nos horários entre 6h e 10h e 16h e 18h;
  • O cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos, consumindo alimentos ricos neste mineral, como leite e derivados;
  • A suplementação de cálcio e vitamina D é recomendada para atingir as doses diárias recomendadas pela OMS.

Além disso, em quadros de osteoporose, é importante alguns cuidados com o ambiente onde passamos a maior parte do nosso tempo para evitar acidentes que possam resultar em lesões mais graves como fraturas.

Preparando um ambiente seguro para evitar quedas

Sabemos que uma queda ou topada mais forte num móvel, por exemplo, pode ser mais sério em pessoas com osteoporose, principalmente naquelas que são mais idosas. Por isso, é recomendável algumas práticas e modificações na casa de modo que o ambiente seja mais seguro para elas.

  • Existem pessoas que sentem tontura e/ou desequilíbrio ao se levantar muito rápido. Antes de se levantar da cama, por exemplo, mantenha-se na posição sentada e só então se levante.
  • A cama, também, precisa ter uma altura que permita que a pessoa possa, sentada, manter os pés no chão de maneira firme e possa se levantar com mais segurança;
  • Atenção às bordas dos móveis como mesas, estantes, gaveteiros e outros. O ideal é que sejam arredondadas e é importante que sejam firmes para oferecer suporte para a pessoa caso ela precise se apoiar neles;
  • Se na casa o interruptor da luz do quarto não for perto da cama, dê preferência a abajures. Não se arrisque a andar no quarto, ou qualquer outro cômodo, no escuro;
  • Atenção aos tapetes, prefira os antiderrapantes ou de borracha;
  • No banheiro, use tapetes antiderrapantes e instale corrimãos para maior segurança;
  • Na cozinha, deixe mantimentos e utensílios mais usados em altura mais acessíveis, evite subir em cadeiras ou banquinhos para alcançar prateleiras mais altas;
  • Em apartamentos, sobrados e nos condomínios em geral, sempre uso o corrimão e instale fitas antiderrapantes nas escadas, ou cobre a administração [via síndica(o)] para a instalação desse item de segurança.

Finalizando

A osteoporose tem potencial de causar transtornos e riscos à nossa saúde, mobilidade e independência no geral, no entanto, aqueles que ainda não chegaram a idade em que a doença se manifesta podem sempre apostar na prevenção para manter os ossos saudáveis e aqueles que desenvolveram a doença podem adotar práticas que mitigam os riscos que a osteoporose representa, fortificando seus ossos e, em ambos os casos, usando suplementos ao cálcio e a vitamina D, como Malacal. 

Claro, com acompanhamento e orientação médica.

Até a próxima!

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress