fbpx

Falta de exercício e a saúde óssea: por que o sedentarismo é prejudicial?

É hora de deixar as desculpas de lado e encarar a realidade

Quantas vezes você já ouviu a frase “a vida é movimento”? De fato, já ouvimos e lemos muito. Mas deixando o clichê de lado (afinal, se é clichê é porque possui um nível de verdade), é preciso encarar: nosso corpo não foi feito para ficar parado. Quer comprovar? Experimente ver uma perna ou braço de um amigo depois de algumas semanas com gesso. O encurtamento, a dificuldade do movimento e a fragilidade são notáveis. Muito notáveis.

O que o sedentarismo faz com você?

O Dia Nacional do Sedentarismo é celebrado no dia 10 de março. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%.

E sabe o que o sedentarismo faz com o seu corpo? Pela falta de estímulo para se manter forte e estímulos de movimento,  o corpo perde massa muscular e sofre com o enfraquecimento ósseo. A perda de massa óssea deixa o esqueleto ainda mais frágil, o que pode ocasionar problemas com artrite, artrose e fraturas com maior facilidade.

O sedentarismo também é muito prejudicial pois faz com que a pessoa tenha aumento de peso e maiores riscos no desenvolvimento de doenças como diabetes tipo II, colesterol alto, hipertensão arterial, e infelizmente, maiores riscos frente a doenças cardiovasculares, como AVC e infarto. Além disso, não praticar nenhuma atividade física nos deixa sem disposição, com mais dores no corpo e não colabora para o cérebro liberar hormônios de bem-estar e felicidade no organismo. Ou seja, só malefícios!

Xô vida parada

Mas como se livrar do sedentarismo então? Bem, o início sempre demanda mais paciência e atividades leves. Além disso, você deve saber que, mais do que motivação, é preciso disciplina para conseguir se levantar no dia em que o humor não ajuda. Mas se você realmente quer mudar alguns hábitos, que tal começar por coisas simples na rotina?

1 – Comece por atividades domésticas

Atividades em casa sempre estão esperando para serem feitas e, ao contrário do que as pessoas pensam, coisas como varrer o chão, lavar louça e passar roupas, queimam calorias importantes e podem te ajudar a começar a mexer o corpo. Que tal colocar uma música enquanto realiza essas atividades e curtir o momento?

2 – Passeie com o pet

Você precisa de motivação para sair de casa? Não há coisa mais animadora do que ver a alegria do pet ao sair na rua, ver gente, carros e a luz do Sol. Leve seu bichinho para apreciar o ar fresco e aproveite para observar como, tanto você quanto ele, se sentem melhor ao final. Muitos gostam das primeiras horas da manhã para fazer isso ou no final da tarde, momento em que o céu sempre está mais bonito. Lembre-se: se sentir bem em uma atividade fará você ter vontade de repeti-la.

3 – Ande um pouco mais

Aproveite toda e qualquer oportunidade para dar uma pequena caminhada. Seja indo ao trabalho, à academia, ao mercado ou mesmo indo até algum parque da cidade. Caminhe, respire e acredite: um pouco de esforço a mais e boa vontade, vão te fazer reagir e se movimentar cada vez mais. Comece com 10 ou 15 minutos e evolua. Logo você estará fazendo 30 ou 40 minutos com muito mais facilidade e bom ânimo.

Conheça mais sobre o Blog Malacal:

Alimentos que ajudam a desinflamar o corpo

Como a ansiedade afeta o corpo

Substâncias que impedem o seu organismo de absorver nutrientes

O que isso pode lhe proporcionar?

Veja só, poderíamos fazer listas e listas dos benefícios dos exercícios físicos, mas vamos focar em alguns dos mais significativos:

  • Melhora da autoestima;
  • Ganho de massa muscular;
  • Diminuição do estresse;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Melhor funcionamento cerebral: memória, foco e raciocínio.

Reviva suas paixões

Todos nós somos apaixonados por várias coisas. Sim, aquelas que aquecem nosso coração, nos devolvem a sensação de liberdade, de corpo vivo e ativo, de potência e serenidade. Normalmente, são até coisas que gostávamos de fazer quando crianças: andar de bicicleta, patins, skate, nadar no clube ou correr por aí com uma bola.

Que tal resgatar o que faz seus olhos brilharem e ainda, de bônus, te faz movimentar o corpo, perder umas gordurinhas e melhorar seu autocuidado? Acredite no poder de que, fazer o que você gosta, pode transformar a sua rotina e melhorar sua forma de ver e viver a vida.

Ah, e você sabe que Malacal te ajuda com bastante informação e conhecimento, né? Nosso blog conta sempre com ótimas dicas de saúde e autocuidado, além de promover um produto que te ajuda a atingir os níveis diários adequados de cálcio e vitamina D no organismo. A qualidade de vida está nos detalhes, você consegue vê-la nas pequenas mudanças que estão ao seu alcance?

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress