É hora de fazer do bem-estar, uma prática diária!
Os anos passam, o corpo se transforma e você começa a se atentar aos sinais. É verdade, nunca se falou tanto em saúde como hoje. Tratamentos estéticos, produtos de suplementação, cosméticos. Tudo parece nos lembrar, o tempo todo, que o autocuidado é uma peça importante de nossa vida e aí, o velho tema sempre retorna: exercícios físicos.
Como anda a sua rotina no dia a dia? Tirar tempo para praticar atividades, seja em academias, estúdios ou ao ar livre, virou um desafio da vida moderna. Nos falta tempo, e na maioria das vezes, foco e motivação para continuar o novo hábito depois de algumas semanas. Mas vamos lá, é possível sacudir a poeira e começar uma nova fase.
Quando o assunto envolve a chegada aos 40 anos, essa nova fase parece mais veloz. É nessa idade que muitas pessoas, homens e mulheres, se dão conta de que precisam cuidar mais dos ossos, músculos e resistência, para manter a forma, se sentir mais calmo e tranquilo, e também, eliminar dores e incômodos que vem com o sedentarismo.
As mudanças chegam
Na chegada aos 40 anos, fisiologistas explicam que mudanças no corpo acontecem de forma mais rápida. Nessa idade, é comum os homens terem uma redução dos níveis hormonais. Já no caso das mulheres, a chegada ao climatério, saída da fase reprodutiva e o início de sintomas da menopausa, faz com que os hormônios também se reduzam drasticamente. O resultado? As perdas ósseas são mais frequentes.
Outra mudança que costuma acontecer é na parte cardiorrespiratória do organismo. Nessa idade, a performance costuma estar em queda, além da possibilidade de desenvolvimento de doenças crônicas que afetam milhões de pessoas, como a hipertensão, diabetes, desequilíbrio no colesterol e osteoporose.
É justamente por isso que a orientação dada por profissionais é de que, quem deseja começar uma atividade física nessa idade, primeiro procure um médico, independente do tipo de exercício escolhido. Fazer isso permitirá que o profissional peça exames adequados, entenda o condicionamento físico atual da pessoa e recomende a melhor forma de dar início aos treinos.
A importância de começar
Sabia que a Organização Mundial da Saúde recomenda que adultos façam, semanalmente, atividade física moderada de 150 a 300 minutos? Sim, é hora de movimentar o corpo e colher todos os benefícios que isso produz. Mas, como você pode começar?
1. Escolha algo que goste
Na água, com mais velocidade ou ao som de uma bela música? Pense em que tipo e estilo de exercício você se sente melhor e mais à vontade. Escolher algo que goste é um ótimo combustível para começar com tudo e não desistir!

2. Respeite seu corpo
Quando começamos uma nova prática, não tem jeito: ouvir nosso corpo é um dos detalhes mais importantes. Ele vai te mostrar os limites que você deve respeitar, algumas falhas musculares que precisam de fortalecimento e claro, seus pontos fortes que podem oferecer força e desempenho ao exercício escolhido.

3. Alongamento
Uma boa sequência de exercícios de alongamento pode oferecer mais flexibilidade na hora da execução do esporte ou prática escolhida. Uma série simples de exercícios deste tipo, vai fortalecer seus músculos e te deixar mais flexível. Isso ajuda na prevenção de lesões ou risco de rupturas dos tendões. Ponto importante, né?

4. Aquecimento
Não se esqueça de se aquecer antes do início do treino. A maioria das pessoas adora começar pela esteira ou bicicleta ergométrica. Qual a sua preferida?

5. Junte-se a outros
Nada é mais motivador do que uma boa companhia para começar a movimentar o corpo. Que tal encontrar aquele amigo que está no mesmo ritmo? Juntar-se a outras pessoas pode trazer otimismo e comprometimento para as suas atividades. Experimente!

Benefícios que vão além
Ufa, depois de tantas dicas importantes, que tal fazer um cronograma e tirar a ideia do papel? Os benefícios vão muito além do seu bem-estar físico, emocional e mental. A prática de exercícios aos 40 anos também ajuda na prevenção de doenças.
Movimentando seu corpo, o metabolismo fica mais rápido, as funções cognitivas melhoram e até o desempenho de órgãos internos ganha em qualidade, como por exemplo, o funcionamento do intestino. Some-se a isso, o fortalecimento muscular e uma boa qualidade do sono, e pronto, você tem a fórmula de uma vida muito mais leve e com qualidade. Ah, e claro, lembre-se da alimentação: o consumo adequado de alimentos saudáveis e minerais, como o cálcio, é essencial para um organismo nutrido e forte.
Todas essas possibilidades estão em suas escolhas diárias. Pense sempre em seu bem-estar desde o começo. Dietas rígidas e um ritmo muito intenso no início, só irão te desanimar. Pule essa parte e se concentre nos novos hábitos. São eles que vão te permitir gostar da nova rotina e focar no que realmente importa: a sua saúde depois dos 40.
Se interessou pelo tema? Em nosso blog, você encontra matérias exclusivas sobre bem-estar e qualidade de vida. Dá uma olhada!
Artigos relacionados