As pausas são tão importantes quanto o treino?
A rotina moderna nos acelera a todo instante. O mundo parece girar mais rápido e as coisas evoluem a cada segundo. No mundo dos atletas também é assim. Cobranças, pressão, necessidade de seguir dietas e treinos rotineiros e planejados são um desafio. E claro, existem as cobranças por resultados e conquistas. Aí, no meio disso tudo, vem a ciência e disserta sobre a importância do descanso e da recuperação no esporte. Mas será que é possível conciliar tudo?
O que a ciência diz
Em uma matéria publicada pela CNN, a Dra. Saundra Dalton-Smith, em seu TEDx Talk, explica que “muitos passam pela vida achando que descansaram porque dormiram, mas, na verdade, estão descuidando dos outros tipos de descanso necessários”.
A médica alerta em sua palestra que “muitos de nós estão sofrendo de um déficit de descanso porque nós não entendemos o poder do descanso. O descanso é a terapia alternativa disponível para nós, livre de químicas e qualquer substância, mais segura de todas e a menos usada por todos”. Sem dúvida, uma realidade que poucos param para prestar a devida atenção, mas os profissionais do esporte sabem o quanto isso é verdadeiro e proveitoso.
Aplicando para atletas
Pesquisas e estudos falam sobre os tipos de descanso e a medicina esportiva tem aplicado essas práticas com sucesso. Sim, descansar não é apenas dormir e há bem mais coisas envolvidas nisso, das quais listamos:
1 – Descanso físico

É fato que a principal forma do corpo recuperar sua energia é quando dormimos as quantidades adequadas, mas o descanso físico também pode ser ativo. Isso mesmo, atividades que ativam a circulação sanguínea e a flexibilidade também possuem a capacidade de fazer o corpo descansar, destas podemos destacar os alongamentos, uma bela massagem e até a yoga.
2 – Descanso emocional

A performance e desempenho dos atletas estão diretamente ligados ao seu bem-estar emocional, principalmente porque a produtividade depende do foco, concentração, memória e raciocínio de cada organismo. Por isso, é altamente benéfico o descanso emocional: um momento do dia do atleta que ele reserva para expressar seus sentimentos e emoções de forma livre e sem julgamentos, sem preocupação de agradar alguém ou cumprir um objetivo. Existem muitas linhas de terapia voltadas para essa prática hoje.
3 – Descanso sensorial

Hoje em dia há um bombardeio de estímulos a todos os nossos sentidos. Notificações, luz, tela, ruído. Visando mais uma vez evitar a sobrecarga mental do atleta, é recomendado o uso em horários adequados do celular e um tempo livre diário para acalmar a mente, os olhos e os ouvidos.
Resultados do descanso adequado
Dito isso, a ciência apresenta alguns dos resultados conquistados, quando se entende a importância do sono e descanso na performance:
- menor probabilidade de lesões
- menor tempo de reação
- maior precisão na realização da atividade
- maior velocidade
- mais resistência em cada exercício
Algumas técnicas utilizadas
Para maximizar o descanso e a recuperação depois de treinos de alta intensidade, muitos profissionais e equipes utilizam técnicas específicas. A primeira delas são os “períodos de recuperação controlada”. Criar uma rotina altamente programada com intervalos de recuperação pré-estabelecidos. Essas pausas auxiliam os atletas a terem maior controle da rotina, o que diminui a ansiedade, além de contribuir para breves recuperações do corpo e da mente, que somam um tempo significativo no final do dia.
Outra técnica utilizada é dar atenção especial aos 90 minutos iniciais depois que os praticantes acordam pela manhã. Esse tempo determina a qualidade da recuperação e por isso, é sempre organizado com boa alimentação, hidratação e treinos específicos.
Além disso, a respiração adequada e consciente ao longo de todo o dia, e a escolha de colchões e camas personalizadas, também auxiliam em todo o processo estratégico de recuperação de um atleta.

Equilíbrio é a chave
Fica claro como a ciência e os estudos em esportes, corpo humano e saúde se relacionam e avançam para melhorias e maior desempenho nas atividades físicas. A conexão entre esses inúmeros fatores e circunstâncias, com certeza determinam os vencedores de dezenas de competições.
Além do que, tudo isso nos ensina sobre o equilíbrio. Uma vida de alto desempenho e produtividade, aplicando até mesmo para o trabalho, vem de uma rotina equilibrada e centrada no bem-estar de cada indivíduo. Tão importante quanto o treino, para os ossos, músculos e cérebro, é o momento de recuperar as forças e parar por um tempo.
Por isso, cuide de você e consulte sempre profissionais especialistas para tomar decisões drásticas quanto ao seu estilo de vida. E não esqueça, o Blog Malacal te ajuda com bastante informação e conhecimento!
Que tal ler mais sobre atividades físicas/mentais e bem-estar?
O que os especialistas dizem sobre as academias ao ar livre?
5 exercícios mentais para fortalecer o cérebro e seus benefícios