O que será que nos aguarda para este novo ano!
Bem-estar é ouro hoje em dia. É comum pensarmos nisso, mas há algo de interessante a se notar, como especialistas têm alertado. Vivemos uma época em que nunca se falou tanto em saúde e prevenção, e mesmo assim, os níveis de doenças mentais pioram, sem falar das velhas doenças cardiovasculares e vindas de vícios que não baixam em estatísticas.
O cenário brasileiro é complexo, desigual e com números alarmantes em 2023.
Saúde no Brasil
A saúde no Brasil tem um quadro já estabelecido há algum tempo. As regiões sudeste e sul apresentam melhores estruturas e acesso a tratamentos adequados, enquanto norte e nordeste sofrem com falta de recursos e poucos índices de preocupação da população com prevenção. Infelizmente, o brasileiro só vai ao médico quando está com muitas dores ou extremamente adoecido.
Para completar, a sustentabilidade financeira no setor de saúde suplementar precisa superar complicações e prejuízos operacionais de cerca de R$ 4,3 bilhões observados no primeiro semestre de 2023, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Tendências modernas
Olhando para esse cenário, é fácil nos preocuparmos com saúde e bem-estar. E isso é realmente preocupante. Mas paralelo a este cenário em que todos devemos estar atentos, algumas tendências se mostram o começo de soluções para desafios, bem como devem ter nossa atenção para melhor ajudarem a saúde pública do país:
Jornada digital
Soluções digitais, como a telemedicina e prontuários online, estão contribuindo muito com a chamada Jornada do Paciente dentro das instituições de saúde. Nota-se o aumento lento dos engajamentos cada vez mais precoces e frequentes do paciente ao sistema de saúde e maior eficácia nos protocolos de prevenção e de tratamento. Novas tecnologias para medicamentos e equipamentos são criadas diariamente, em um ritmo nunca visto.

Segurança da informação
Dados e mais dados de pacientes estão disponíveis nos sistemas e muito se fala na Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). O uso adequado e consciente dos dados pode auxiliar na interoperabilidade dos processos e acesso mais rápido ao histórico de doenças das pessoas.

Atenção primária
Focar nos desafios em potencial e evitar o agravamento de doenças. A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a redução de danos.

Cuidado integral
Recursos bem aplicados poderiam resultar em uma visão do todo, com objetivo único de promover um cuidado integral e enaltecer a prevenção, a promoção da saúde e a coordenação de serviços para garantir tratamento abrangente e de alta qualidade a cada vez mais pessoas. Fazendo assim, imagine como poderíamos diminuir o adoecimento vindo de diversos fatores, como ambiente, cultura, genética e hábitos individuais!

O futuro é a prevenção
O futuro é hoje e exige cuidados. Tudo que cuidamos se mantém bem e saudável, cresce e evolui. É preciso olhar para nosso corpo e mente, ajustar a rota sempre e demonstrar amor próprio.
Os pilares da prevenção são muitos, mas o que é clichê funciona bem: faça exercícios, fortaleça seu coração e procure se nutrir com alimentos que reforcem a vida que há em seu corpo. Sim, valorize a vida e conte com Malacal para cultivar os melhores hábitos!
Mais para o seu começo de ano:
O poder das pequenas metas: como construir grandes resultados?