fbpx

Câncer de Próstata: importância da detecção precoce e exames regulares

Conscientização masculina é cada vez mais necessária

Campanhas de luta contra o câncer têm se tornado cada vez mais frequentes. A sociedade e a medicina entendem a importância da luta contra esta doença que acomete tantas pessoas. Uma forma de conscientizar sobre o assunto e incentivar medidas preventivas acontece pela escolha de meses do ano para falar sobre o assunto. Em novembro, o câncer de próstata ganha notoriedade e incentiva os homens a praticarem a prevenção contra as estatísticas.

O que os dados mostram

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%) e cólon e reto (6,5%). Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano. 

A boa notícia é o que já ouvimos falar e muito: é preciso estar atento aos sinais e a partir dos 40 anos, visitar regularmente o médico para prevenir a doença e em caso de resultado positivo, tratá-la de forma precoce.

Formas de detectar a doença

Para detectar o câncer de próstata, dois exames são bastante comuns: o exame de toque e o exame de sangue PSA.

Exame de reto

Para os homens, esse é um dos exames mais desconfortáveis de se fazer, mas em muito, isso acontece por puro preconceito ou julgamento errôneo. O exame de toque retal é de extrema importância. É geralmente realizado por um médico urologista, mas também pode ser feito por um proctologista.  O médico irá verificar o tamanho da próstata através de um simples toque. Em caso de inflamação, ela pode ficar maior e mais dura. É um procedimento que dura cerca de um minuto e causa apenas um leve desconforto.

Exames de sangue

Através do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) é possível também detectar o câncer de próstata. O PSA é um hormônio e o resultado normal desse exame deve apontar valores menores do que 4 ng/mL. Sendo assim, quando este valor está acima do normal, pode ser que exista inflamação da próstata ou até câncer.

Você também pode gostar:

Suplementação inteligente: por que um polivitamínico com cafeína pode ser uma boa escolha?

Setembro amarelo: o esporte como força transformadora

O ciclismo como atividade social para todas as idades

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/pensive-elderly-mature-senior-man-eyeglasses-1877565325

Principais sintomas

Os principais sinais da doença acontecem quando os homens sentem:

  • Ardência ao urinar; 
  • Jato urinário fraco e recorrente; 
  • Hiperplasia de próstata (que é a próstata aumentada); 
  • E, raramente, dor e sangue na urina e no esperma.

É importante procurar um médico aos se dar conta desses sintomas, para que seja feita uma avaliação correta e iniciado o tratamento mais adequado para cada situação.

O principal sobre tudo isso é se cuidar. A cultura masculina muitas vezes é a de não procurar ajuda médica, nem fazer exames preventivos, mas é preciso mudar essa realidade. Não há motivo para vergonha ou preconceito quando o assunto é se prevenir de uma doença que mata tantas pessoas. É preciso se amar e se respeitar, buscar ajuda.

E você, já fez sua parte neste Novembro Azul? Conte com o apoio de sua esposa, familiares e amigos e vença o preconceito. Conte com Malacal sempre para cuidar de sua saúde física e mental!

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress