A menopausa é um evento natural na vida da mulher. No entanto, alguns cuidados precisam ser levados em conta
A menopausa é uma etapa natural do ciclo de vida da mulher. Ainda que cercado de preconceitos e estigmas de uma sociedade machista. E é por conta dessa visão equivocada que muitos mitos, incertezas e inseguranças costumam pairar na cabeça de algumas mulheres.
Então, para tirar o elefante branco da sala: menopausa não é doença.
Como dissemos, ela é uma etapa da vida. A questão é que ela ocorre a partir de uma certa idade e é decorrente do envelhecimento. Vale pontuar aqui que não é a menopausa que dá início a esse processo, ela é parte dele, uma vez que o nosso corpo começa a envelhecer, seja uma pessoa do sexo masculino, feminino ou intersexo, a partir dos 25 anos.
Agora entendemos que a menopausa não é doença, mas ainda assim precisamos de cuidado, certo?
É isso aí. Veja: sua condição física não é uma doença, mas precisamos de cuidados para que nosso organismo funcione bem. Nossa dieta não é uma doença, mas precisamos de cuidados para que uma dieta desequilibrada não faça mal ao nosso organismo.
Do mesmo modo, é a menopausa. Ela em si não é o problema, mas pode ser o início de alguns fatores ligados à saúde da mulher. Por exemplo: é na menopausa que ocorre a maior perda de densidade óssea, e isso pode aumentar o risco de osteoporose.

Mas afinal, o que é a menopausa?
A menopausa marca a cessão do ciclo menstrual regular. Ou seja, está na menopausa a mulher que não menstrua há, pelo menos, 12 meses. Nesta etapa sai do estado de fertilidade para o não-fértil ou não-reprodutivo.
A mulher, em condições regulares, possui um número definido de células germinativas presentes nos ovários que dão origem aos óvulos. Com o passar dos anos, essas células são usadas e não repostas, uma vez que o corpo não pode produzir mais de forma natural.
Quando isso ocorre, o ovário entra em processo de falência e os níveis de estrogênio e progesterona caem de maneira naturalmente irreversível.
Você pode gostar:
Os principais exames preventivos para a saúde da mulher;
Descubra se chegou a hora de usar suplementação de cálcio
E tem mais
Como é sabido, na menopausa ocorrem outros sintomas que vão além da redução da capacidade reprodutiva, que são igualmente percebidos pelas mulheres:
✔ Ondas de calor – sensação de calor no pescoço, rosto e na parte superior do corpo. Bem como rubor nas bochechas, sudorese e palpitações no coração;
✔ Sintomas psíquicos – instabilidade emocional, irritabilidade, casos de confusão, transtorno de ansiedade e perda da libido;
✔ Problemas urogenitais – ressecamento vaginal, dificuldade em esvaziar a bexiga e infecções urinárias e ginecológicas;
✔ Alterações físicas e estéticas – Enfraquecimento dos cabelos e unhas e na forma como o corpo absorve e distribui a gordura, onde são observadas mudanças na região das mamas e na região abdominal.

Cuidados com a saúde a se tomar na menopausa
Como dissemos, a osteoporose é um dos males que podem incidir nas mulheres na menopausa, mas não o único. Por isso, o acompanhamento médico e ginecológico é muito importante e é ele que vai orientar qual o tratamento mais indicado para a sua condição. Paralelo ao acompanhamento médico, alguns cuidados podem ser adotados como:
- Evitar consumir substâncias que podem dificultar uma boa noite de sono, como cafeína e muito álcool;
- Praticar técnicas como respiração profunda, meditação guiada, massagem e relaxamento muscular, Ioga, entre outros que podem aliviar o estresse;
- Identificar gatilhos que podem desencadear as ondas de calor, os mais comuns são bebidas quentes, cafeína, alimentos picantes, álcool, estresse e clima e ambientes quentes;
- Manter uma alimentação balanceada com variedade de frutas, vegetais e grãos inteiros. Evitar gorduras saturadas, óleos e açúcares;
- Não fumar;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Fortalecer o assoalho pélvico com exercícios próprios para melhorar problemas como incontinência urinária;
- Suplementação de cálcio e vitamina D para o fortalecimento ósseo e imunológico.
Já o(a) ginecologista ou médico(a), pode prescrever tratamentos a partir do resultado dos exames realizados quando a mulher entra no climatério, que marca a transição para a entrada definitiva na menopausa:
- Terapia de reposição hormonal (TRH)
- Antidepressivos em baixa dosagem
- Prevenção da osteoporose
Finalizando
Ao longo do texto, frisamos como a menopausa nada mais é que uma fase, como muitas outras pelas quais as mulheres passam do nascimento até o fim da vida e que sim, ela requer cuidados, mas qual fase não requer?
Uma vida equilibrada, com atividades físicas e, com aquilo que traz prazer para o corpo e a mente ajudam muito a lidar com essa etapa da vida com a qualidade que você precisa e a saúde que você merece.
Até a próxima!